Acessibilidade
A+
Aumentar Fontes
A-
Diminuir Fontes

Inverter Cores

Tons de Cinza

Trocar Cursor
Teclas de Atalho
Parecer da Comissão sobre o Projeto de Lei364/2024 que estima a receita e fixa a despesa para o exercício de 2025
Valdecir
Segunda-feira, 02 de Dezembro de 2024

Assunto: Projeto de Lei que “estima a receita e fixa a despesa para o exercício de 2025 e da outras providências”, objeto da Mensagem nº 90/2024.

 

 

Senhor Presidente do Poder Legislativo

Senhores Vereadores:

 

 

A Comissão Permanente de Finanças, Orçamento e Fiscalização reuniu-se para analisar o Projeto de Lei Ordinária que recebeu o número 364/2024, que estima a receita e fixa a despesa para o exercício de 2025 e dá outras providências.

 

Em sede de Capacidade Postulatória, a competência é privativa do Chefe do Poder Executivo na forma da Lei Orgânica Municipal, restando, portanto, satisfeito o juízo de admissibilidade.

 

A apresentação do presente projeto atende as disposições da Constituição Federal e Lei de Responsabilidade Fiscal, sendo que a estimativa das receitas deve ser estabelecida com base nas receitas próprias do Município, observando as transferências de recursos pelo governo Federal e Estadual.

 

Desse modo, a despesa deve ser fixada de acordo com o planejamento, ajustados às diretrizes, objetivos, programas e metas da Administração, e de acordo com as disposições contidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Plano Plurianual de Investimento (PPA).

 

No mérito, considera-se que, inicialmente o orçamento público é um fato puramente econômico ou financeiro, posteriormente (após a criação e a incidência da Lei Orçamentária) torna-se um fato jurídico. Sob seu aspecto político o Orçamento demonstra como serão destinadas as verbas e quais os objetivos sociais a serem alcançados com essa distribuição.

 

Ainda, impende considerar que leis sobre políticas públicas e execução orçamentária são de iniciativas do poder executivo. A atribuição típica e predominante da Câmara é a 'normativa', isto é, a de regular a administração do Município e a conduta dos munícipes, no que afeta aos interesses locais. A Câmara não administra o Município; estabelece, apenas, normas de administração. Não executa obras e serviços públicos; dispõe, unicamente, sobre a sua execução. Não compõe nem dirige o funcionalismo da Prefeitura; edita, tão-somente, preceitos para sua organização e direção. Não arrecada nem aplica as rendas locais; apenas institui ou altera tributos e autoriza sua arrecadação e aplicação. Não governa o Município; mas regula e controla a atuação governamental do Executivo, personalizado no Prefeito. Assim, no presente projeto compete apenas autorizar ou não a matéria orçamentária, de forma vinculada às exigências constitucionais e legais superiores[1].

 

Ainda sobre o tema, Regis Fernandes de Oliveira afirma:

 

Sempre entendemos que o órgão apropriado para fixar as políticas públicas e dar-lhe as diretrizes é o Executivo. Este tem todos os dados em mãos, mantém em seu poder todo o plexo de informações sobre os recursos que possui e como irá empregá-los. Daí, sem sentido se afigura a transferência de tal discussão para o parlamento. O Congresso pode e deve discutir o orçamento, como pela essencial, democrática e republicana. No entanto, não tem elementos para divergir, em essência do governo. Nem pode, porque a execução caberá ao Executivo, que fixa as políticas públicas.

Convenhamos que não tem o Poder Legislativo, hoje, estrutura e conhecimentos específicos para alterar, na essência, a proposta da lei de diretrizes orçamentárias e também a proposta de orçamento anual. (Curso de Direito Financeiro. 3 ed. – 2010. p. 447)

 

Também é oportuno lembrar que os valores gastos com a educação devem ficar no patamar mínimo de 25% (vinte e cinco por cento) e, com saúde, o montante de 15% (quinze por cento) do orçamento vigente, valores que foram superados na proposta apresentada.

 

Também foram observadas as normas legais aplicáveis ao regime de precatórios, estando asseguradas as medidas necessárias ao cumprimento das obrigações judiciais, tendo sido destinado o montante do R$1.830.000,01, na dotação 17.001.02.062.0022.2.054 – Encargos Precatórios e Sentenças Judiciais, e R$4.300.000,00, na dotação 13.001.28.843.0022.0.002, Amortização da Dívida Fundada, valor que, em cotejo com a relação de precatórios apresentada pelo Poder Executivo que deverão ser pagos no exercício 2025, se mostra suficiente e adequado para atender as obrigações judiciais do Município (of. 808/2024 – PMSMI).

 

Assim, diante da legalidade, entendemos que nada obsta que os Nobres Pares desta Casa de Leis apreciem o presente projeto de lei.

 

Neste contexto, a Comissão supracitada, por todos os seus membros manifesta parecer favorável a tramitação e aprovação da matéria sob análise.

 

Sala das Comissões, 25 de novembro de 2024.

 

 

Eloi Racki

Relator

 

Juliane Dandolini                                                                                                    Lafaiete Ganda Meira

Presidente                                                                                                                      Membro

 

Obs. Parecer original e assinado pela Comissão encontra-se na Secretaria desta Casa de Leis.

[1] MEIRELLES, Helly Lopes. Direito Municipal Brasileiro, 16a Edição. São Paulo: Editora Malheiros, 2008. Pág. 617/618.

Voltar
Confira as Últimas Notícias
27/06/2025 - 22ª Sessão Ordinária de 2025
 PAUTA DA 22ª SESSÃO ORDINÁRIA 2025  Data: 30 de junho de 2025 - Horas: 16:30     MATÉRIAS DO PODER EXECUTIVO   Projeto de Lei 443/2025 - Regulamenta Conselho e o Fundo Municipal de Turismo - aguarda 2ª votação Objetivo: Sanar questões identificadas na Legislação/atualiza nomenclatura da Secrt.de Desen. Econômico   Projeto de Lei 444/2025 - Prorroga vigência/Plano M. de Educação (Lei 2.681/2015) - aguarda 2ª votação Objetivo: Prorroga a vigência até 31 de dezembro de 2025    Projeto de Lei 445/2025 - Institui Fundo Municipal de Reequipamento do (FUNREBOM) Objetivo: Capacitação de Recursos para exercerem a missão de Bombeiros. Aguarda 2ª votação   Projeto de Lei 446/2025 - Autoriza PSS Engenheiro Ambiental e Engenheiro Agrônomo - Tramitação Objetivo: Promoção do desenvolvimento sustentável e fortalecimento das cadeias produtivas agrícolas.   Projeto de Lei 447/2025 Dispõe sobre cessão de Servidores Públicos Objetivo: Regulamenta e cede Servidores a outros órgãos da Administração Pública leitura   Projeto de Lei 448/2025 Altera anexo I da Lei Municipal 3.424/2021 e revoga Lei Municipal 3.827/2024 Objetivo: Credenciar via chamamento público para atender necessidades do Complexo Hospitalar leitura  Projeto de Lei 450/2025 – PPA para os anos 2026 á 2029 Objetivo: PPA Plano Plurianual do Município   PROPOSIÇÕES DA CÂMARA MUNICIPAL   Projeto de Lei 449/2025 Declara Utilidade Pública a Assoc. Santa Cruz de Esportes de São M.do Iguaçu Objetivo: Legalidade junto ao Poder Público para desenvolver atividades - Autora: Juliane Dandolini   INDICAÇÕES:   117/2025: Micro pavimentação na Rua SMI 226, na Comunidade Santa Cruz Autor: Vereador Adelar da Rosa   118/2025: Revitalização da Praça dos Feirantes - Autor: Vereador Édio Carminati (Juninho da Saúde)   119/2025: Criação de Parque Urbano com lago municipal, nas margens da BR.277, saída para Foz Autores: Vereadores Juliane Dandolini e Anderson Lazzeris   120/2025: Contratar Empresa especializada em segurança para o Pronto Atendimento e Hospital Municipal. Autor: Vereador Lafaiete Ganda Meira   121/2025: Parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) para curso de capacitação Autor: Vereador Evandro Ghellere   Hora dos Oradores: Wando da Garagem Tema: Direitos e função do Vereador   Câmara Municipal - São Miguel do Iguaçu-PR, em 26 de junho de 2025          Juliane Dandolini                                          Sônia S. Leite                        Presidente                                   Auxiliar de Administração
18/06/2025 - Pauta da 21ª Sessão Ordinária de 2025
 PAUTA DA 21ª SESSÃO ORDINÁRIA 2025  Data: 23 de junho de 2025 - Horas: 16:30     MATÉRIAS DO PODER EXECUTIVO   Projeto de Lei 443/2025 - Regulamenta Conselho e o Fundo Municipal de Turismo – Tramitação Legal Objetivo: Sanar questões identificadas na Legislação/atualiza nomenclatura da Secrt.de Desen. Econômico   Projeto de Lei 444/2025 - Prorroga vigência/Plano M. de Educação (Lei 2.681/2015) - Tramitação Legal Objetivo: Prorroga a vigência até 31 de dezembro de 2025     Projeto de Lei 445/2025 - Institui Fundo Municipal de Reequipamento do (FUNREBOM), e revoga, as Leis Municipais: 862/1993, nº 1.534/2003, nº 1.872/2007, e dá outras providências - Tramitação Legal Objetivo: Capacitação de Recursos necessários para exercerem a missão de Bombeiros com excelência.   Projeto de Lei 446/2025 - Autorização para PSS Engenheiro Ambiental e Engenheiro Agrônomo - leitura Objetivo: Promoção do desenvolvimento sustentável e fortalecimento das cadeias produtivas agrícolas.   PROPOSIÇÕES DA CÂMARA MUNICIPAL   INDICAÇÕES:   112/2025: Construção de Bueiro Adicional na Rua Marechal Cândido Rondon, próximo à Ponte Autores: Vereador Édio Carminati (Juninho) e Adelar da Rosa.   113/2025: Continuidade do Programa Juro Zero – Implantação da Fase 2 Autora: Vereadora Juliane Dandolini.   114/2025: Revitalização da Avenida Floresta Autor: Vereador Anderson Lazzeris.   115/2025: Recape asfáltico na Rua Eugenio Carríssimi Autor: Vereador Lafaiete Ganda Meira.   116/2025 Asfaltamento do trecho da Estrada SMI 120, com extensão aproximada de 2,3 km Autor: Vereador Evandro Ghellere     Câmara Municipal - São Miguel do Iguaçu-PR, em 18 de junho de 2025          Juliane Dandolini                                                     Sônia S. Leite           Presidente                                    Auxiliar de Administração
13/06/2025 - Pauta 20ª Sessão Ordinária de 2025
   PAUTA DA 20ª SESSÃO ORDINÁRIA 2025  Data: 16 de junho de 2025 - Horas: 16:30   MATÉRIAS DO PODER EXECUTIVO   Projeto de Lei 443/2025 - Regulamenta Conselho e o Fundo Municipal de Turismo – Tramitação Legal Objetivo: Sanar questões identificadas na Legislação/atualiza nomenclatura da Secrt.de Desen. Econômico   Projeto de Lei 444/2025 - Prorroga vigência/Plano M. de Educação (Lei 2.681/2015) - Tramitação Legal Objetivo: Prorroga a vigência até 31 de dezembro de 2025    Projeto de Lei 445/2025 - Institui Fundo Municipal de Reequipamento do (FUNREBOM), e revoga, as Leis Municipais: 862/1993, nº 1.534/2003, nº 1.872/2007, e dá outras providências - Leitura Objetivo: Capacitação de Recursos necessários para exercerem a missão de Bombeiros com excelência.   PROPOSIÇÕES DA CÂMARA MUNICIPAL   Projeto de Lei 441/2025 - Instalação de Semáforo em pontos estratégicos da cidade, aguarda 2ª votação Objetivo: Segurança aos condutores de veículos e pedestres – Vereadores: Juliane e Anderson   INDICAÇÕES   104/2025 Pontos de ônibus em frente ao Colégio Nestor Autor: Vereador Adelar da Rosa   105/2025 Criação de um Ecoponto para coleta de resíduos volumosos e outros Autor: Vereador Raulique Farias   106/2025 Reforma e Melhoria de Ponto de Ônibus em Balneário Ipiranga Autor: Vereador Juninho da Saúde (Édio Carminati)   107/2025 Estudos para concessão de isenção da COSIP aos moradores da zona rural (COSIP- Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública) Autora: Vereadora Juliane Dandolini   108/2025 Ciclovia nas Ruas Marechal Candido Rondon e Valentim Celeste Palavro Autor: Vereador Anderson Lazzeris e Vanderlei dos Santos (Wando)   109/2025 Perfilhamento asfáltico no acesso à escola e igreja da Linha Cacic. Autor: Vereador Lafaiete Ganda Meira   110/2025 : Limpeza dos rios no perímetro urbano do Município de São Miguel do Iguaçu Autores: Vereadores que compõem o Legislativo   111/2025: Reforma e calçamento da estrada SMI121 em frente ao Posto Cacic Autor: Vereador Evandro Ghellere    âmara Municipal - São Miguel do Iguaçu-PR, em 12 de junho de 2025          Juliane Dandolini                                                           Sônia S. Leite                        Presidente                                                       Auxiliar de Administração
06/06/2025 - Pauta da 19ª Sessão Extraordinária de 2025
 PAUTA DA 19ª SESSÃO ORDINÁRIA 2025  Data: 09 de junho de 2025 - Horas: 16:30                                           MATÉRIAS DO PODER EXECUTIVO   Projeto de Lei Complementar 012 - Altera dispositivo da Lei Complementar 08/2025 - Tramitação Legal Objetivo: Dispõe sobre a Estrutura Administrativa do Poder Executivo Municipal   Substitutivo ao Projeto de Lei nº 424/2025 - Dispõe sobre Concessão de uso de veículos de passageiros, Objetivo: Garantir a igualdade de acesso ao serviço público municipal aguarda - 2ª votação   Projeto de Lei 440/2025 - Amplia vagas para o cargo de Médico Veterinário – aguarda 2ª votação Objetivo: Atender o aumento da demanda, na área da saúde pública e no setor de defesa animal    Projeto de Lei 443/2025 - Regulamenta Conselho e o Fundo Municipal de Turismo - leitura Objetivo: Sanar questões identificadas na Legislação/atualiza nomenclatura da Secrt.de Desen. Econômico   Projeto de Lei 444/2025 - Prorroga a vigência do Plano Municipal de Educação (Lei 2.681/2015) - leitura Objetivo: Prorroga a vigência até 31 de dezembro de 2025    PROPOSIÇÕES DA CÂMARA MUNICIPAL   Projeto de Lei 439/2025 Denomina rua José Mário Junqueira em Linha Indianópolis  Autor: Vereador Raulique Farias – aguardando 2ª votação   Projeto de Lei 441/2025 - Instalação de Semáforo em pontos estratégicos da cidade – Tramitação Legal Objetivo: Segurança aos condutores de veículos e pedestres – Vereadores: Juliane e Anderson   Projeto de Resolução 01/2025 - Reforma do Regimento Interno da Câmara Municipal - Tramitação Legal Autores: Mesa Diretiva   INDICAÇÕES 2025   100/2025 - Construção de faixa elevada na Rua Duque de Caxias entroncamento com as ruas: Vânio Ghellere, Rua Torres e a Rua Fagundes Varella Autores: Vereadores Adelar da Rosa e Wando da Garagem   101/2025 - Solicita Prof. de Futsal p/atender Crianças em Santa Rosa, Santa Cruz e São José do Ocoi Autores: Vereadores Evandro Ghellere e Anderson Lazzeris   102/2025 - Parceria com Receita Federal para implantação de Ponto de Atendimento Virtual no Município Autora: Vereadora Juliane Dandolini   103/2025 - Solicita Kits de Primeiros Socorros para Escolas Municipais e CMEIs do Município. Autor: Vereador Juninho da Saúde   Requerimento 05/2025 - Moção de Apelo ao Supremo Tribunal Federal (STF), para que se manifeste contrário à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 7796, que questiona o apoio do Estado do Paraná à educação especial promovida por entidades filantrópicas, como as APAEs e instituições congêneres. Autoria: Vereadores que compõem o Poder Legislativo    HORA DOS ORADORES:   Orador: Anderson Lazzeris Assunto: Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 7796 citada no Requerimento 05/2025    Câmara Municipal - São Miguel do Iguaçu-PR, em 05 de junho de 2025          Juliane Dandolini                                             Sônia S. Leite        Presidente                                             Auxiliar de Administração
Atendimento
Segunda à Sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:30 às 17:30.

São Miguel do Iguaçu - Paraná
Avenida Willy Bath, 205 - Centro
85877000
(45) 3565-1362
camara@saomigueliguacu.br.leg.br
Atualizado Segunda-feira, 30 de Junho de 2025 às 16:33:01