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Recomendação Administrativa 01/2024 do Ministério Publica de Contas
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Terça-feira, 19 de Novembro de 2024
MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS DO ESTADO DO PARANÁ 
Gabinete da Procuradoria-Geral 1

RECOMENDAÇÃO ADMINISTRATIVA Nº 001/2024-GPGMPC 
Publicado no DETC/PR nº 3322, de 23/10/2024, págs. 47 e 48 

O MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS DO ESTADO DO PARANÁ, pelo seu Procurador-Geral, no exercício das atribuições consignadas nos art. 127, 129, incisos II, VI e IX, e 130 da Constituição da República, nos art. 149, inciso I, e 150, inciso I da Lei Complementar estadual nº 113/2005, Lei Orgânica do Tribunal de Contas, no art. 7º, inciso I do seu Regimento Interno, bem assim no art. 15 da Resolução nº 02/2011, do Conselho Superior do Ministério Público de Contas, e artigos 21 e seguintes da Instrução de Serviço nº 71/2021, alterada pela Instrução de Serviço nº 75/2024; 

CONSIDERANDO que o regime de precatórios está disciplinado na Constituição Federal de 1988, em seu artigo 100, que estabelece a obrigação do pagamento de débitos da Fazenda Pública em virtude de decisão judicial transitada em julgado, e que esses débitos devem ser incluídos na ordem cronológica de apresentação para pagamento, com as consequentes dotações orçamentárias na Lei Orçamentária Anual - LOA , de cada ente federativo, respeitando a prioridade dos créditos de natureza alimentícia, conforme os §§ 1º e 2º do mencionado artigo; 

CONSIDERANDO que o § 5º do artigo 100 da Constituição Federal dispõe ser obrigatória a inclusão no orçamento das entidades de direito público de verba necessária ao pagamento de seus débitos oriundos de sentenças transitadas em julgado constantes de precatórios judiciários apresentados até 2 de abril, fazendo-se o pagamento até o final do exercício seguinte, quando terão seus valores atualizados monetariamente; CONSIDERANDO que também deve haver adequada previsão orçamentária para a quitação de decisões judiciais que se caracterizem como obrigações de pequeno valor objeto de RPV – Requisição de Pequeno Valor; 

CONSIDERANDO que o artigo 87 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), introduzido pela Emenda Constitucional nº 37/2002, estabelece que para efeito do que dispõem o § 3º do art. 100 Constituição Federal e o art. 78 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias serão considerados de pequeno valor, até que se dê a publicação oficial das respectivas leis definidoras pelos entes da Federação, observado o disposto no § 4º do art. 100 da Constituição Federal, os débitos ou obrigações consignados em precatório judiciário, que tenham valor igual ou inferior a trinta salários-mínimos, perante a Fazenda dos Municípios; 

CONSIDERANDO que o artigo 101 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), introduzido pela Emenda Constitucional nº 62/2009 e modificado pelas Emendas Constitucionais nº 94/2016 e nº 99/2017, estabelece um regime especial para o pagamento de precatórios vencidos e não quitados até o dia 25 de março de 2015, estipulando prazos e condições para que as Fazendas Públicas, incluídas as estaduais e municipais, quitem seus débitos judiciais; 

CONSIDERANDO que o regime especial de pagamento de precatórios, conforme disposto, autoriza os entes federativos a destinarem percentuais mínimos de suas receitas correntes líquidas ao pagamento desses precatórios, e que a Emenda Constitucional nº 109/2021 modificou o prazo final para a quitação integral dos precatórios, estendendo-o até o exercício de 2029; 

CONSIDERANDO que os municípios que não aderiram ao regime especial de pagamento de precatórios previsto no artigo 105 do ADCT estão obrigados à fiel observância do § 5º do artigo 100 da Constituição Federal, devendo incluir na Lei Orçamentária Anual a ser aprovada em 2024, para vigência em 2025, a integralidade dos montantes devidos a título de precatórios judiciários apresentados até 2 de abril de 2024, fazendo-se o pagamento até o final do exercício de 2025; 

CONSIDERANDO que o Ministério Público de Contas tem o dever constitucional de velar pela fiel observância das normas constitucionais, legais e regulamentares que regem a aplicação dos recursos públicos, especialmente no que tange ao cumprimento das obrigações do Estado relacionadas aos precatórios, visando assegurar o respeito à ordem cronológica e à prioridade nos pagamentos dos precatórios alimentares e preferenciais; 

CONSIDERANDO que o Princípio da Eficiência, previsto no artigo 37 da Constituição Federal, exige que a administração pública promova a gestão dos recursos financeiros de forma a garantir o adimplemento das obrigações impostas judicialmente de maneira célere e eficaz, prevenindo a acumulação de débitos que possam prejudicar o equilíbrio fiscal dos entes federativos e comprometer direitos dos credores; 

CONSIDERANDO que o Princípio da Moralidade Administrativa, igualmente consagrado no artigo 37 da Constituição Federal, impõe que a gestão dos precatórios se dê de maneira ética e transparente, evitando favorecimentos indevidos e assegurando que os pagamentos sigam rigorosamente a ordem de apresentação e os critérios constitucionais de prioridade; 

CONSIDERANDO a necessidade de observar e aplicar adequadamente as disposições da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000), que exige planejamento e transparência na gestão das finanças públicas, bem como o respeito aos limites de despesa e endividamento, o que inclui as obrigações decorrentes de precatórios, para evitar o comprometimento do equilíbrio fiscal; 

CONSIDERANDO que o disposto no artigo 10 da Lei de Responsabilidade Fiscal determina que a execução orçamentária e financeira identificará os beneficiários de pagamento de sentenças judiciais, por meio de sistema de contabilidade e administração financeira, para fins de observância da ordem cronológica determinada no art. 100 da Constituição; 

CONSIDERANDO que o disposto no § 7º do artigo 30 da Lei de Responsabilidade Fiscal determina a inclusão de precatórios não pagos durante a execução do orçamento em que houverem sido incluídos integrem a dívida consolidada, para fins de aplicação dos limites; 

CONSIDERANDO que o disposto no artigo 67 da Lei Federal nº 4.320/1964 determina que sejam os pagamentos devidos pela Fazenda Pública, em virtude de sentença judiciária, realizados na ordem de apresentação dos precatórios e à conta dos créditos respectivos, sendo proibida a designação de casos ou de pessoas nas dotações orçamentárias e nos créditos adicionais abertos para esse fim, de sorte que é necessário haver prévia dotação orçamentária suficiente para a satisfação integral de todos pagamentos que devem ser realizados em 2025; 

CONSIDERANDO que os Tribunais de Contas têm a atribuição de fiscalizar a aplicação de recursos públicos e o cumprimento das obrigações judiciais pelos entes públicos, podendo recomendar medidas corretivas e sancionar gestores públicos que se omitam no pagamento regular de precatórios ou descumpram as normas constitucionais; CONSIDERANDO que a correta execução do regime de precatórios, tanto o regime geral previsto na Constituição Federal quanto o regime especial previsto no ADCT, contribuem para a efetividade da justiça e o respeito aos direitos dos cidadãos que, após anos de tramitação judicial, aguardam o cumprimento de decisões judiciais definitivas; 

CONSIDERANDO que o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná disponibiliza no endereço eletrônico https://www.tjpr.jus.br/precatorios todas as informações necessárias para a correta aferição dos valores devidos pelos Municípios paranaenses a título de precatórios judiciais cujo montante deverá ser incluído nas dotações orçamentárias correspondentes no Projeto de Lei Orçamentária anual a ser votado no exercício de 2024, para vigência no exercício de 2025; bem como a legislação correlata, que se encontra acessível no endereço eletrônico https://www.tjpr.jus.br/legislacao-precatorios; 

RECOMENDA-SE aos gestores públicos municipais e às autoridades responsáveis pela gestão dos precatórios no âmbito dos Municípios do Estado do Paraná, bem como aos integrantes dos parlamentos municipais responsáveis pela aprovação das leis orçamentárias, em especial da LDO/2025 e LOA 2025, que observem rigorosamente as normas constitucionais, infraconstitucionais e regulamentares aplicáveis ao regime de precatórios, adotando todas as medidas necessárias para assegurar o cumprimento integral das decisões judiciais, a regularidade nos pagamentos e a preservação da ordem cronológica, em respeito aos princípios da moralidade, eficiência e transparência na administração pública, e em especial: 

I) Ao Prefeito Municipal: 
1) Providencie a relação de precatórios de regime geral, em arquivo Excel, contendo a ordem sequencial cronológica, o número do processo, a data da protocolização na Prefeitura, o nome do beneficiário e o valor do precatório; 
2) Contemple na Proposta de Lei Orçamentária a ser encaminhada ou já encaminhada à Câmara Municipal a totalidade dos precatórios de natureza geral que deverão ser pagos no exercício de 2025, bem como das obrigações de pequeno valor objeto de RPV – Requisição de Pequeno Valor; 
3) Encaminhe a este Ministério Público de Contas, no prazo de 30 (trinta) dias após a publicação da Lei Orçamentária, para o e-mail projetompc.precatorios@gmail.com, a relação de precatórios citado no item 1 e a Lei Orçamentária de 2025, com realce do item que contempla a totalidade dos precatórios de regime geral e demais obrigações de pequeno valor objeto de RPV – Requisição de Pequeno Valor. 

II) Ao Procurador-Geral do Município e ao Controlador-Interno do Município, para que, consideradas as particularidades de suas respectivas atuações, prestem a devida assistência ao Chefe do Poder Executivo, informando-lhe de eventuais causas suspensivas ou interruptivas dos pagamentos, bem como certifiquem a exatidão das dotações orçamentárias correspondentes, como suficientes aos pagamentos de precatórios e obrigações de pequeno valor objeto de RPV – Requisição de Pequeno Valor. 

III) Ao Presidente e membros da Comissão de Orçamento e Finanças (ou congênere): 
1) Faça em seus pareceres a análise pormenorizada dos valores totais dos precatórios de regime geral para com os  valores constantes da Proposta de Lei Orçamentária, destacando a sua suficiência ou insuficiência quanto o seu integral cumprimento; 
2) Afira se houve a adequada previsão orçamentária para fazer frente às obrigações de pequeno valor objeto de RPV – Requisição de Pequeno Valor; 
3) Disponibilize o parecer sobre a Proposta de Lei Orçamentária no portal da Câmara Municipal, na Internet, em até 05 (cinco) dias após a aprovação do parecer pela Comissão; 

IV) Ao Presidente da Câmara Municipal: 
1) Inclua em pauta apenas se a Proposta de Lei Orçamentária para o exercício de 2025 contemple a totalidade dos créditos necessários para o pagamento de precatórios de regime geral e obrigações de pequeno valor objeto de RPV – Requisição de Pequeno Valor; 
2) Instrua o processo legislativo de análise da Proposta de Lei Orçamentária com a relação integral de todos os precatórios de regime geral do município, contendo ordem cronológica, número do processo e os valores respectivos; 
3) Disponibilize esta Recomendação Administrativa, em sua íntegra aos demais vereadores, bem como inclua em seu portal na Internet e faça a sua leitura na próxima sessão ordinária; 
4) Encaminhe a este Ministério Público de Contas, no prazo de 05 (cinco) dias após a inclusão em pauta da Proposta de Lei Orçamentária, para o e-mail projetompc.precatorios@gmail.com, a: 
4.1. Comprovação, por meio de certidão, de que cópia desta Recomendação Administrativa foi disponibilizada para todos os vereadores; 
4.2. Comprovação, por meio de link, da inclusão desta Recomendação Administrativa no portal da Câmara Municipal na Internet; 
4.3. Comprovação, por meio de certidão, de que esta Recomendação Administrativa foi lida em sessão ordinária logo após o seu recebimento; 
4.4. Comprovação contendo cópia do parecer da Comissão de Orçamento e/ou Finanças (ou congênere), bem como o link da sua disponibilização no portal da Câmara Municipal na Internet. 

V) Ao Prefeito Municipal, ao Presidente e membros da Comissão de Orçamento e Finanças (ou congênere), ao Presidente da Câmara Municipal, aos Vereadores e servidores municipais envolvidos: 
1) Mantenham absoluto sigilo das informações pessoais de credores de precatórios de quaisquer espécies, inclusive de valores a serem recebidos, tomando as providências necessárias para evitar a exposição de tais credores; 
2) Observe estritamente o disposto na Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). 

Publique-se. 

Curitiba (PR), 21 de outubro de 2024.
 
GABRIEL GUY LÉGER 
Procurador-Geral do Ministério Público de Contas
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 PAUTA DA 32ª SESSÃO ORDINÁRIA 2025  22 de setembro de 2025 - Horas: 16:00                                                                  MATÉRIAS DO PODER EXECUTIVO   Projeto de Lei 450/2025 PPA - para os anos 2026 a 2029 - Tramitação Legal Objetivo: PPA Plano Plurianual do Município.   Projeto de Lei 479/2025 LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias – Tramitação Legal Objetivo: Organização de diretrizes para o exercício financeiro do ano 2026   Projeto de Lei 475/2025 Altera inciso da Lei Municipal nº 3.700/2023 - Tramitação Legal Objetivo: Todas Famílias em situação de pobreza/mantidas no Programa Municipal Aux. Gás   Projeto de Lei Complementar 014/2025 - Tramitação Legal Objetivo: Dispões sobre o novo cargo tributário   Projeto de Lei 490/2025 Termo de Colaboração Ass. Comercial, Esporte Turística de Ipiranga R$ 66.000,00 Objetivo: Realização da Festa Nacional do Músico. Aguarda 2ª votação   Projeto de Lei 491/2025 Altera dispositivo de Lei Municipal nº 3.445/2021 - leitura Objetivo: Regulamenta o Conselho Municipal de Esportes e Lazer.   Projeto de Lei 492/2025 Crédito adicional suplementar no exercício 2025 valor R$ 513.000,00 - leitura Objetivo: Recursos através da Deliberação nº 013/2025 e Deliberação nº 013/2024 do Estado do Paraná   Projeto de Lei 493/2025 Institui o Programa de Regularização de Edificações Irregulares - leitura Objetivo: Adequar obras e edificações em desacordo com a legislação urbanística e revoga Lei 3892/2025   Projeto de Lei 494/2025 Regulariza extração de cascalho, em cascalheiras - leitura Objetivo: Termo de cessão de Direito Real de Uso com particulares para utilização em obras   PROPOSIÇÕES DA CÂMARA MUNICIPAL   Projeto de Lei 478/2025 Altera artigo 14º da Lei Municipal 3.168/2019 – aguarda 2ª votação Objetivo referente ao Programa Família Acolhedora - Autor: Capitão Claudio   Projeto de Lei 488/2025 Utilidade Pública a Associação de Moradores da Vila Rural de São Miguel do Iguaçu Autor: Lafaiete Ganda Meira - Tramitação Legal   Projeto de Lei 489/2025 Denomina Silvina Vitali Carradore a Casa da Mulher Paranaense Autores: Vereadores Juliane Dandolini e Vereador Wando Tramitação Legal   Indicação 165/2025 Instalações de Painéis eletrônicos senha de chamada de pacientes nas UBS do Município, Autor: Vereador Anderson Lazzeris   Indicação 166/2025 Aluguel Social Temporário destinado às mães solo e outras providências Autora: Juliane Dandolini   Indicação 167/2025 Remuneração salarial de técnicos de enfermagem e enfermeiros do Hospital Municipal Autores: Vereadores Wando, Evandro Ghellere e Juninho da Saúde   Câmara Municipal - São Miguel do Iguaçu-PR, em 19 de setembro de 2025     Juliane Dandolini                                                 Sônia Severiano Leite      Presidente                                                        Auxiliar de Administração  
12/09/2025 - 31ª Sessão Ordinária de 2025
                                             PAUTA DA 31ª SESSÃO ORDINÁRIA 2025  15 de setembro de 2025 - Horas: 16:00                                                                  MATÉRIAS DO PODER EXECUTIVO   Projeto de Lei 450/2025 PPA - para os anos 2026 a 2029 - Tramitação Legal Objetivo: PPA Plano Plurianual do Município.   Projeto de Lei 479/2025 LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias – Tramitação Legal Objetivo: Organização de diretrizes para o exercício financeiro do ano 2026   Projeto de Lei 475/2025 Altera inciso da Lei Municipal nº 3.700/2023 - Tramitação Legal Objetivo: Todas Famílias em situação de pobreza/mantidas no Programa Municipal Aux. Gás   Projeto de Lei 484/2025 Termo Fomento Assoc. Matelândia/Artes Marciais e Esporte – 2ª votação Objetivo: Realização de atividades para crianças, jovens e adultos no Bairro Floresta   Projeto de Lei 485/2025 Institui o Programa Kit Material Escolar- aguarda 2ª votação Objetivo: O Programa atenderá aproximadamente 3.529 alunos.   Projeto de Lei 486/2025 Abertura de crédito adicional especial R$ 460.000,00 - aguarda 2ª votação Objetivo: Para FUNREBOM custeio da renovação da Frota.   Projeto de Lei 490/2025 Termo de Colaboração com Associação Comercial Esporte e Turística de Ipiranga Objetivo: Realização da Festa Nacional do Músico. - Leitura   PROPOSIÇÕES DA CÂMARA MUNICIPAL   Projeto de Lei 488/2025 Declara Utilidade Pública a Associação de Moradores da Vila Rural Autor: Lafaiete Ganda Meira   Projeto de Lei 489/2025 Denomina Silvina Vitali Carradore a Casa da Mulher Paranaense Autores: Vereadores Juliane Dandolini e Wando da Garagem   INDICAÇÃO 160/2025 Reforma do Ginásio Bairro Francisco e Espaço de Lazer Autora: Vereadora Juliane Dandolini   INDICAÇÃO 161/2025 reforma e ampliação do CMEI Olímpia Pizzolo Autor: Vereador Adelar da Rosa   INDICAÇÃO 162/2025 Espaço com Play Ground para o CMEI em Balneário Ipiranga Autor: Vereador Juninho da Saúde   INDICAÇÃO 163/2025 Retirada do canteiro central na Avenida Edmundo Wagner em Santa Cruz do Ocoy Autor: Vereador Anderson Lazzeris   INDICAÇÃO 164/2025 Estudo de Viabilidade e Posterior Const. de Posto de Saúde na Linha Cacic Autores: Vereadores Lafaiete Ganda Meira e Evandro Ghellere   Câmara Municipal - São Miguel do Iguaçu-PR, em 12 de setembro de 2025     Juliane Dandolini                                                     Sônia Severiano Leite      Presidente                                                                   Auxiliar de Administração  
04/09/2025 - Pauta da 30ª Sessão Ordinária de 2025
 PAUTA DA 30ª SESSÃO ORDINÁRIA 2025  08 de setembro de 2025 - Horas: 16:00     MATÉRIAS DO PODER EXECUTIVO   Projeto de Lei 450/2025 PPA - para os anos 2026 a 2029 - Tramitação Legal  Objetivo: PPA Plano Plurianual do Município.   Projeto de Lei 479/2025 LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias – Tramitação Legal Objetivo: Organização de diretrizes para o exercício financeiro do ano 2026   Projeto de Lei 475/2025 Altera inciso do Artigo 2ª da Lei Municipal nº 3.700/2023 - Tramitação Legal. Objetivo: Todas as Famílias em situação de pobreza sejam mantidas no Programa Municipal Auxilio Gás   Projeto de Lei 480/2025 - Altera redação do Art.47 de Lei Municipal nº 3.104/2018 – aguarda 2ª votação Objetivo: adequar procedimento processo/administrativo disciplinar e da sindicância, no Município   Projeto de Lei 481/2025 Abertura de crédito excesso arrecadação R$ 13.239.000,00 - aguarda 2ª votação Objetivo: Suplementar despesa com folha de pagamento de diversas secretarias e hospital municipal   Projeto de Lei 482/2025 Abertura de crédito R$ 1.325.000,00 meses/agosto/outubro - aguarda 2ª votação Objetivo: Suplementar despesa de gastos para realizar atividades de atendimento à população do município   Projeto de Lei 483/2025 Abertura de crédito R$ 6.390.000,00 meses/agosto/outubro - aguarda 2ª votação Objetivo: Suplementar despesa de gastos com folha de pagamento da secretaria de saúde   Projeto de Lei 484/2025 Termo de Fomento Associação Matelândia De Artes Marciais e Esporte – Tramitação Objetivo: Realização de atividades esportivas artes marciais para crianças, jovens e adultos no Bairro Floresta   Projeto de Lei 485/2025 Institui o Programa Kit Material Escolar- Tramitação Legal Objetivo: O Programa atenderá aproximadamente 3.529 alunos.   Projeto de Lei 486/2025 Abertura de crédito adicional especial R$ 460.000,00 - leitura Objetivo: Para FUNREBOM custeio da renovação da Frota.   Projeto de Lei Complementar 14/2025 - Código Tributário Municipal - Tramitação Legal Objetivo: Instituir Novo Código Tributário Municipal   PROPOSIÇÕES DA CÂMARA MUNICIPAL   Projeto de Lei 478/2025 - Altera o art. 14 da Lei Municipal nº 3.168/2019 – Aguarda 2ª votação  Objetivo: Referente a Família Acolhedora, no município de São Miguel do Iguaçu-PR. Autor: Vereador Capitão Claudio.   Indicação 157/2025: Alargamento e revitalização da Rua Getúlio Vargas Autores: Vereadores Juliane Dandolini e Anderson Lazzeris   indicação 158/2025 Necessidade urgente de realização de serviços de tapa-buracos na estrada SMI-107 Autor: Vereador Evandro Ghellere   Câmara Municipal - São Miguel do Iguaçu-PR, em 04 de setembro de 2025     Juliane Dandolini                                                                   Sônia Severiano Leite      Presidente                                                                  Auxiliar de Administração
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Atualizado Sexta-feira, 10 de Outubro de 2025 às 16:42:40